Por Pedro Kupfer
Este pranayama se faz combinando a respiração completa alternada (nadhi shodhana) com a recitação mental de uma seqüência de três mantras vêdicos, um para cada fase da respiração.
A cada fase, faz-se uma visualização da força vital, ascendendo desde o chakra básico (muladhara) até o coronário, no topo da cabeça (sahasrara). O exercício começa inspirando pela narina esquerda e conclui-se expirando pela mesma. Idealmente, mantenha as costas eretas, o corpo relaxado, e a contração suave porém contínua do assoalho pélvico e o baixo ventre (mula e uddiyana bandhas). Habitualmente, esta prática, de maneira muito abreviada, é feita no início dos pujas, os rituais de adoração. Os mantras Gayatri e Apo jyoti pertencem ao Rig Veda.
Se quiser as instruções detalhadas sobre como fazer o nadhi shodhana, clique aqui:
http://www.yoga.pro.br/artigos/583/108/nadi-shodhana-o-pranayama-nas-escrituras-classicas-do-hatha-yoga
Pranayama vêdico
1 - inalação
2 - retenção com ar
3 - exalação
1
Om bhur
Om bhuvah
Om svah
Om manah
Om janah
Om tapah
Om satyam
2
Om tat Savitur varenyam bhargo devasya dhimahi dhyo yo nah prachodayat
3
Om apo jyoti raso amrtam Brahma bhur bhuva svar Om
1
concentração ascendente nos sete chakras, a partir da base
2
visualização da luz no alto da cabeça (sahasrara chakra)
3
visualização da luz descendo de volta para o chakra básico
Tradução livre destes mantras:
As sete dimensões estão permeadas por Brahman, a Pura Consciência. O mantra sagrado Om é a base, que tudo sustenta. Que a Pura Inteligência ilumine nossas mentes, conduzindo-nos no reto caminho. Brahman é a água, presente nos rios e mares, na luz do fogo, no sabor dos alimentos. Brahman é a essência de tudo, e é revelado através dos Vedas e do mantra Om.
Sem comentários:
Enviar um comentário