sábado, 6 de agosto de 2011

varṇamālā- O alfabeto sânscrito

Svara, vogais



O alfabeto sânscrito é composto de treze vogais, svara e trinta e três consoantes, vyañjana.
As vogais podem ser simples ou compostas. As vogais compostas também se chamam ditongos, junção de duas vogais simples. Existem nove vogais simples apresentadas no quadro nº1 e existem quatro ditongos apresentados no quadro nº2.
No sânscrito, quando uma consoante é seguida por uma vogal não se representa escrevendo as duas letras juntas. Em vez disso são representadas com uma combinação das duas letras. Assim sendo, cada vogal é representada por dois símbolos diferentes. Um caso é quando uma vogal, svara, precede uma consoante e outro caso quando sucede uma consoante. Um dos exemplos dados é a palavra iti, इति, que contém os dois casos. O primeiro I o que precede a letra T está escrito na sua forma original . O segundo I está escrito com uma combinação da consoante T, त्  mais I, dando origem à representação ति. इति, iti pode ser traduzido como “assim foi dito”, indica uma citação.
Todas as vogais simples, com excepção da vogal . , veremos isso no quadro nº1, podem ser de curta ou de longa duração, sendo que as de longa duração têm o dobro do tempo das de curta duração.
Todas as vogais compostas ou ditongos tem a duração de uma vogal longa, por serem a junção de duas vogais simples de curta duração.
As vogais curtas são chamadas rasva, as vogais longas são chamadas dīrgha.
As letras sânscritas são articuladas em cinco zonas diferentes do corpo: Articuladas na garganta, kaṇṭha e são chamadas guturais; Articuladas no palato, tālu, e chamadas palatais, tālavya; Articuladas no céu-da-boca, múrdha e chamadas cerebrais, múrdhanya; articuladas nos dentes, danta e chamadas dentais, dantya; podem ser articuladas nos lábios, oṣṭha e são chamadas labiais, oṣṭhya.
No caso das letras cerebrais, múrdhanya, a língua toca no céu-da-boca para as produzir.


Vogais Simples
svara
Zona de
articulação
Nome
da vogal

breve
hrasva
longas
dīrgha
Garganta
kaṇṭha
Gutural
kaṇṭhya
a (abrir)
ā (além)
Palato
tālu
Palatal
tālavya
i (ir)
ī (indo)
Céu-da- boca
Múrdha
Cerebral
mūrdhanya
ṛ (abrir)
ṝ (marina)
Dentes
danta
Dental
Dantya
ḷ (além)

Lábios
oṣṭha
Labial
oṣṭhya
U (tu)
ū (urze)
                                               Quadro nº1






Vogais compostas
ou ditongos
e (ela)
ai (pai)
o (soma)
au (autor)
Quadro nº 2
                                            
Ficaram com mais um pouco da cultura hindu, desta vez abordamos as vogais simples e as compostas ou ditongos.
ओं शान्तिः शान्तिः शान्तिः
o śānti śānti śānti

Sem comentários:

Enviar um comentário